Noiva & Festas

Bloqueio do Ciclo Menstrual Mitos e Verdades

Já imaginou poder controlar, sem culpa, o ciclo menstrual no dia mais feliz da sua vida. Hoje, muitas mulheres estão optando por interromper a menstruação. Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, 32,5% das mulheres gostariam de nunca mais menstruar e 40% sonham com uma simples trégua, ficando mais de um mês sem passar pelo ciclo. Essa não é uma tendência exatamente nova, mas agora a mulher se sente com mais liberdade de escolha. Dra. Elizabeth Trezza ginecologista e obstetra cita que os principais métodos para interromper o ciclo menstrual são: anticoncepcional oral - combinado contínuo ( a pílula tradicional, sem pausas); anticoncepcional oral a base de progesterone também contínuo; anticoncepcional injetável trimestral; Diu com progesterona e o implante subcutâneo de progesterona. A especialista elencou alguns mitos e verdades sobre o bloqueio do ciclo: 1-Bloquear o ciclo aumenta chances de se ter um câncer de ovário ou de endométrio. Mito ou verdade? Mito: alguns estudos comprovam que a suspensão da menstruação diminui os riscos de câncer de ovário e endométrio.   

2- Ao decidir retomar o ciclo, as chances de engravidar são menores. Mito ou verdade? 

Mito:Os anticoncepcionais não reduzem a fertilidade. No entanto, a fertilidade declina com a idade, especialmente após os 35 anos.

 

3-A menstruação pode ser prejudicial a saúde. Mito ou verdade?

Depende: Segundo a médica para algumas mulheres a menstruação não é apenas um desconforto e pode agravar algumas doenças como anemia ou endometriose. À menstruação normal, em uma mulher saudável, não é prejudicial à saúde. No entanto, é necessário individualizar cada caso, avaliar se a mulher pode estar sendo prejudicada de alguma forma pela menstruação.

 

4- O Tratamento para interromper a menstruação é hormonal. Mito ou verdade?

Verdade. Apenas através da indução hormonal é possível suprimir a menstruação.

 

5- Os tratamentos hormonais garantem ausência total de sangramento. Mito ou verdade?

Mito: Nem sempre é possível obter a ausênciatotal de sangramento. “Com qualquer um dos métodos, o corpo da mulher irá passar por um período de adaptação ao hormônio administrado. Nesse período ela pode apresentar diversos efeitos colaterais, como cefaléia, náuseas ou metrorragia, mais conhecida como spotting ou sangramento de escape. A grande maioria desses efeitos colaterais melhora após aproximadamente 3 meses do uso do método escolhido.” Explica Dra. Elizabeth Trezza.

 Sobre Dra. Elizabeth Trezza

Dra. Elizabeth Trezza é ginecologista e obstetra formada pela Faculdade de Medicina do ABC.  Exerce a medicina há 14 anos e hoje atende em duas clinicas próprias em São Paulo (na região da Av. Paulista e na Vila Olímpia). Especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia para atender com excelência o público feminino e assim cuidar e acompanhar as mais diferentes fases da vida da mulher – da adolescência ao climatério. Dra. Elizabeth também é especialista em medicina estética, assim disponibiliza atendimento complete às mulheres.

Compartilhe!

Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Artigos Relacionados


Contato

E-mail anúncios:
anuncie@noivaefestas.com.br

E-mail atendimento jornalismo:
atendimento@noivaefestas.com.br

E-mail atendimento noivas:
contato@noivaefestas.com.br

Portal Noiva e Festas

Copyright © 2014. Quadrivium Editora Digital - Todos os Direitos Reservados. Criação: Casa das Ideias.